sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Objectivos para o 3.º teste

1.    Compreender os factores da decadência do Império Português do Oriente (pág. 58);
2.    Conhecer a crise dinástica por que Portugal passou com a morte do rei D. Sebastião (pág. 58);
3.    Identifica os candidatos ao trono (pág. 58);
4.    Compreender a aclamação de Filipe II de Espanha como rei de Portugal e as suas promessas nas cortes de Tomar (pág. 58);
5.    Compreender a doutrina do Mare Liberum (pág. 60);
6.    Identificar os novos impérios coloniais que se afirmaram nesta altura (pág. 60);
7.    Conhecer a importância do comércio colonial e a crise por que passou na segunda metade do século XVII (pág. 62);
8.    Compreender a Restauração da Independência nacional em 1640 (pág. 62);
9.    Conhecer a prática desumana do tráfico de escravos (pág. 62);
10.     Conhecer o comércio triangular (pág. 62);
11.     Compreender a importância da agricultura e do comércio colonial durante o antigo Regime (pág. 70);
12.     Localizar no tempo e no espaço o antigo Regime (pág. 70);
13.     Conhecer o Mercantilismo (pág. 70);
14.     Conhecer a sociedade de ordens (pág. 72);
15.     Compreender o absolutismo régio (pág. 74);
16.     Conhecer a política despótica do Marquês de Pombal (pág. 82);
17.     Conhecer as novas instituições criados pelo Marquês (pág. 82);
18.     Compreender a falência das medidas mercantilistas do conde da Ericeira relacionadas com o Tratado de Methuen (pág. 84);
19.     Compreender o mercantilismo pombalino (pág. 86);
20.     Conhecer o papel do Marquês na reconstrução da capital (pág. 86);
21.     Conhecer a arte e mentalidade barrocas (pág. 92); 

A arte e a mentalidade barrocas.


       O estilo barroco foi a corrente artística que predominou na Europa dos séculos XVII e XVIII. Surgiu em Roma e expandiu-se rapidamente pelos países católicos como Portugal, uma vez que esteve relacionado com o movimento da Contra-Reforma. Ou seja, a Igreja Católica serviu-se do carácter espectacular e dramático a arte Barroca para atrair os crentes.
            De uma forma geral, o Barroco apresenta quatro características fundamentais:
·    O gosto pelo movimento,
·    pela representação realista,
·    pela teatralidade
·    e pela rejeição de espaços vazios.
            Presente não só na arquitectura, na pintura ou na escultura, o barroco manifestou-te também na literatura, na música e até na mentalidade dos Europeus - isto é, na sua forma de pensar e agir. Surgiu assim, o gosto por ambientes requintados, trajes luxuosos e complexos, música de ritmo muito marcado e vibrante e literatura rebuscada.

            A arquitectura barroca transmite-nos uma sensação de movimento através da utilização de plantas ovais, de fachadas onduladas e de curvas e contra-curvas. Os edifícios são muito decorados e de forma a evitar espaços vazios. Predominam os relevos, os azulejos e a talha dourada. Em Portugal, a igreja e a Torre dos Clérigos, no Porto ou a Biblioteca Joanina na universidade de Coimbra, construída sob o patrocínio de D. João V, são exemplos de construções barrocas.
            Na escultura e pintura barrocas a sensação de movimento é conseguida pela representação do corpo humano ou pelos panejamentos ou trajes de forma dinâmica. Os sentimentos transmitem-se de forma expressiva e teatral. A pintura particulariza-se ainda pelas cores vivas, contrastes de Luz e sombra e pelas ilusões ópticas, resultantes da aplicação das leis da perspectiva em superfícies planas.

O terramoto de 1755 e a reconstrução de Lisboa


          No dia 1 de Novembro de 1755, por volta das 09.30, a terra tremeu e Portugal, destruindo a cidade de Lisboa, assim como outras regiões do Alentejo e do Algarve. Os abalos sísmicos duraram cerca de 8 minutos, seguidos de maremoto. A destruição foi avassaladora, sobretudo na zona baixa e ribeirinha da cidade: entre 17 mil a 20 mil edifícios foram destruídas, assim como 33 palácios e quase 30 igrejas. Cerca de 10 mil lisboetas perderam a vida entre os escombros, as inundações, os incêndios e as pilhagens.
          A morte e a destruição tinham-se abatido sobre a cidade de Lisboa. Era urgente remover os escombros e os cadáveres que podiam infestar a cidade.
A solução passou pelo arremesso dos corpos, com pesos nos pés, para as águas profundas do Tejo ou pela sua cobertura com alcatrão, antes de serem queimados.
          O Marquês Pombal respondeu prontamente à catástrofe:
·         Mandou cuidar dos feridos e enterrar os mortos, para evitar a propagação das doenças;
·         Procurou restabelecer a ordem, prendendo os malfeitores que aproveitaram a confusão para atacar e roubar os sobreviventes;
·         Iniciou a reconstrução da cidade segundo regras urbanísticas:
o       Os engenheiros Manuel da Maia e Eugénio dos Santos e o arquitecto Carlos Mardel projectaram a baixa lisboeta com ruas largas e direitas, paralelas e perpendiculares umas às outras;
o       Os edifícios tinham fachadas alinhadas e eram funcionais – o rés-do-chão destinava-se ao comércio e os restantes três pisos à habitação;
o       Para resistir a uma nova catástrofe natural os prédios foram construídos sobre uma gaiola anti-sísmica, ou seja, uma armação em madeira que sustentava as vigas. Também tinham protecção anto-fogo, já que foram construídas grossas paredes de pedra entre cada prédio para evitar a propagação das chamas;
o       Junto ao rio Tejo, o antigo Terreiro de Paço deu lugar à Praça do Comércio, símbolo da promoção social da burguesia e do próprio poder absoluto do rei D. José I.

O despotismo esclarecido do Marquês de Pombal

          Em Portugal, o absolutismo foi introduzido por D. João II, no século XV, tendo atingido o seu auge no século XVII e XVIII, nos reinados de D. João V e D. José I.
          Na verdade, na segunda metade do século XVIII, o Marquês de Pombal, ministro de D. José, procurou estabelecer o despotismo esclarecido, ou seja, o monarca devia exercer um poder absoluto, mas orientado ou esclarecido pela razão para o bem dos súbditos. Assim se explicam as medidas tomadas para fortalecer o poder régio e modernizar o país. Para além de retirar privilégios ao clero e à nobreza e de fomentar o desenvolvimento comercial e industrial, o marquês de Pombal criou uma série de organismos administrativos centrais:
·         O Erário Régio – dirigia as finanças públicas;
·         A Junta do Comércio – regulava as actividades económicas;
·         A Real Mesa Censória – limitou o poder da Inquisição na censura dos livros considerados perturbadores da ordem religiosa e política;
·         A Intendência Geral da Polícia – que procurava prevenir e reprimir a criminalidade;
·         Reformou o Ensino e os Tribunais.

O poder absoluto dos reis


          Entre os séculos XVI e XVIII o clero e a nobreza viram a sua autoridade limitada, na medida em que os reis procuraram concentrar em si todos os poderes políticos – o legislativo, o executivo e o judicial (eram eles que faziam as leis, as mandavam executar e aplicavam a justiça). Por os monarcas deterem um poder total, este regime é designado por monarquia absoluta ou absolutismo régio. Estes monarcas justificavam o seu poder afirmando que fora Deus quem lhes confiara toda a autoridade – era a monarquia de direito divino. Desta forma, só a Deus teriam de prestar contas dos seus actos.
          O poder absoluto dos reis, para além de ser considerado sagrado porque de origem divina, era igualmente um poder paternal. Ou seja, o rei era visto como o pai de todos os súbditos e, por isso, devia governar de forma a atender às necessidades de todos.
          O rei francês Luís XIV, autor da famosa frase “O Estado sou eu” foi o grande exemplo do soberano absoluto, sendo imitado por outros monarcas europeus como o nosso rei D. João V. A grandeza e ostentação com que estes reis se apresentavam era a forma de mostrar era a forma de mostrar a sua superioridade e a força do seu poder.
          Luís XIV escolheu o Sol como emblema. O Sol representava Apolo, deus da paz e das artes da mitologia grega. É também o astro que dá vida. Luís XIV encarnou todos estes atributos. Foi herói guerreiro, que trouxe a paz, protegeu as artes e agraciou os mais variados súbditos.

A ordem social da burguesia


          A burguesia era constituída por pequenos mercadores e grandes comerciantes que foram surgindo à medida que o comércio colonial e internacional se desenvolveu. Alguns burgueses enriqueceram de tal forma, que emprestaram dinheiro a reis e a particulares, assim como compraram grandes propriedades para imitarem a nobreza. Contudo, a riqueza não lhes garantia os mesmos privilégios dos nobres, pois não apagava a sua origem humilde. Os burgueses eram descendentes de famílias populares e, por isso, pertenciam à ordem socila do povo ou Terceiro Estado. No entanto, a burguesia foi, gradualmente, ganhando prestígio político e social. Em Portugal, o Marquês de Pombal foi um dos responsáveis pela promoção da burguesia ao por em prática uma série de medidas, tais como:
·         Declarar o comércio actividade nobre, necessária e proveitosa;
·         Garantir o estatuto de nobre a todo o burguês que possuísse um determinado volume de negócios;
·         Abolir a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, permitindo maior de iniciativa para os primeiros, tradicionalmente ligados às actividades comerciais.

A submissão do clero em Portugal

            Em Portugal, o Marquês de Pombal pôs em curso medidas que procuravam disciplinar os grupos privilegiados e, por conseguinte, reforçar o poder do rei. Neste sentido, retirou privilégios ao clero e chegou mesmo a perseguir alguns religiosos que haviam participado na tentativa de assassinato de D. José I.
Os Jesuítas, religiosos que controlavam o ensino e a cultura em Portugal e que tinham grande influência na corte, receberam, em 1769 ordem de expulsão de Portugal das colónias, pelo facto do Marquês considerar que constituíam um entrave à sua política de reforço do poder régio e de modernização do ensino. Em 1773, o Marquês acabou também com a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, em que os cristãos-novos deixaram, pelo menos teoricamente, de ser apontados e perseguidos pelo facto de já terem sido judeus.