domingo, 4 de março de 2012

Resumos para o 4º teste de História


· Distinguir a Revolução de Fevereiro da de Outubro de 1917, na Rússia.

A Revolução de Fevereiro teve um caráter burguês e pôs fim ao reinado dos czares. Formou um governo Provisório e instaurou um regime liberal semelhante aos que vigoravam na Europa Ocidental, mas cometeu um erro fatal: manteve a Rússia na 1.ª Guerra Mundial.

A 2.ª revolução - em Outubro - bolchevique, liderada por Lenine e Trotsky, defendia uma sociedade socialista sem classes e a nacionalização e coletivização da economia, implantando o comunismo na Rússia.
 

· Diz em que consistiu o comunismo de guerra;

O “comunismo de guerra” consistiu num conjunto de medidas económicas e sociais, tomadas durante o período da guerra civil, em que Lenine procurou reorganizar a economia, garantir o abastecimento público e combater a contrarrevolução durante o período de 2 anos de guerra civil, em que o Exército Vermelho (defensores do comunismo) e o Exército Branco (defensores do czarismo) lutavam pelo domínio político do país.


· Justifica a NEP como um “recuo estratégico”;

A nacionalização e coletivização da economia, fez baixar drasticamente a produção , levando Lenine a um “recuo estratégico” - a NEP (Nova Política Económica) que permitiu a existência de alguma propriedade privada, de forma a poder salvar a revolução. Resolvendo-se a situação, as propriedades voltariam para o Estado.


· Compreende a violência totalitária estalinista;

Para governar a URSS, Estaline pôs em prática uma serie de leis totalitárias e repressivas, tais como:
·      Perseguição, prisão, deportação e assassinato dos opositores ao regime;
·      Criação de campos de concentração, de modo a obter mão-de-obra gratuita para trabalhos pesados como a construção de estradas, barragens, linhas de comboio, etc.
·      Desenvolvimento do culto da personalidade, sendo Estaline considerado o “Pai do Povo”;
·      Controlo das artes e das letras para glorificar a Nação e exaltar os seus heróis.

  

· Localiza no tempo a guerra civil espanhola;
A Guerra civil espanhola deu-se entre 1936 e 1939.



· Identifica as forças do conflito;
As forças do conflito foram os Republicanos e os Nacionalistas.



· Refere o duplo significado desta guerra;

A Guerra Civil espanhola:
* Serviu de campo de ensaio do material bélico que viria a ser utilizado na 2.ª Guerra Mundial pela Alemanha e Itália, que apoiavam as tropas forças nacionalistas;
 * Foi uma antevisão das forças em conflito na 2ª GM - alemães e italianos apoiando os Nacionalistas, e a URSS e as Brigadas Internacionais (voluntários de todas as partes do Globo que apoiavam os Republicanos) que apoiavam os Republicanos.

  

· Conhecer o expansionismo agressivo da Alemanha, da Itália e do Japão;

               Sendo países abertamente imperialistas, a Alemanha, a Itália e o Japão queriam conquistaro seu “espaço vital”. Isto demonstrou-se com a conquista da Manchúria e da China por parte do Japão; da invasão da Etiópia por parte da Itália e das sucessivas agressões territoriais alemãs: ocupou a zona desmilitarizada da Renânia em 1936, anexou a Áustria em 1938, assim como a região dos Sudetas (província fronteiriça da Checoslováquia), toda a Checoslováquia em 1939 e, a 1 de Setembro de 1939, invadiu a Polónia.



· Conhecer os pactos militares que antecederam o conflito;

Pacto entre a Alemanha, a Itália e o Japão [eixo Berlim-Roma-Tóquio], com um acordo anticomunista, o Pacto Anti-Komintern.

Pacto de não-agressão germano-soviético, que estabelecia a partilha da Polónia e dos países Bálticos entre a Alemanha e a URSS.



· Compreender o clima de paz armada que antecedeu o conflito;

A corrida aos armamentos e as agressões territoriais alemãs e italianas constituíam uma permanente ameaça à paz.


· Compreender o desenvolvimento do conflito nas diferentes fases da guerra;

Na 1.ª fase da guerra, a chamada “Guerra-Relâmpago”, a Alemanha dominava a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica, o Luxemburgo, a Holanda e grande parte do território francês. Invadiu a Jugoslávia e a Grécia com a ajuda da Itália. Verificaram-se também batalhas aéreas entre a Alemanha e a Inglaterra com vantagem para a Inglaterra. Em Junho de 1941, os alemães invadem a Rússia e os Japoneses invadem, em 1941, a China e a Indochina. Em 7 de Dezembro de 1941, o Japão ataca a base naval americana de Pearl Harbour, no Havaí, mundializando a guerra com a entrada dos EUA na mesma.

 A 2.ª fase da guerra passou a dar vantagem aos Aliados – Grã-Bretanha, URSS, EUA, Canadá, entre outros) combateram as tropas do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em várias frentes de combate: no Pacífico, os EUA derrotaram os japoneses nas batalhas aeronavais de Midway e Guadalcanal; no Norte de África, os alemães foram derrotados no Egipto pelo general Montgomery, o que possibilitou que em Julho de 1943 os Aliados desembarcassem na Sicília, vindos do Norte de África e libertassem a Itália, sendo Mussolini deposto e executado; na União Soviética, os alemães foram derrotados na batalha de Estalinegrado; no dia 6 de Junho de 1944 - Dia D - começava a libertação da França do domínio nazi; em Março de 1945, a Alemanha foi invadida e ocupada, a Leste pelos Soviéticos, que foram os primeiros a chegar a Berlim, e a ocidente pelos outros países aliados. Hitler suicidou-se e os generais Alemães renderam-se no início de Maio de 1945. No entanto, a guerra só terminaria em Setembro de 1945 após o lançamento de duas bombas atómicas, pelos americanos, sobre as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui.



· Compreender a tragédia do “Holocausto”;

O terror nazi esteve presente em quase todo o continente europeu, tentando o extermínio do povo judaico (genocídio), porque o consideravam uma ameaça à pureza da raça germânica. Este racismo foi responsável pelo holocausto, ou seja, um massacre de cerca de 6 a 8 milhões de judeus – além de elementos de outras etnias em campos de extermínio.



· Conhecer o papel de Aristides de Sousa Mendes na proteção dos judeus na 2ª GM;

Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus, desobedecendo às ordens de Salazar, passou milhares de vistos a judeus e antifascistas, o que lhes permitiu fugir para um país neutral. Estima-se que tenha salvado aproximadamente 30 000 de vidas.


· Compreender o desfecho da guerra com a derrota alemã e o aniquilamento do Japão;

A entrada dos EUA na guerra proporcionou um equilíbrio entre as forças dos Aliados e as forças do Eixo, passando os Aliados a ganhar vantagem após o desembarque na Normandia  (dia D) . Por outro lado, no Pacífico, os americanos resolveram definitivamente o conflito com o lançamento de duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui a 6 e 9 de Agosto de 1945. Dez dias depois, o Japão rendeu-se. A 3 de Setembro de 1945 deu-se o fim da guerra.

· Conhecer as consequências da guerra;

As consequências imediatas da guerra foram devastadoras: 50 milhões de mortos e muitos milhares de deficientes e a destruição de cidades, vias de comunicação indústrias, etc.

A Alemanha, vencida, foi:
·         dividida em quatro zonas de influência, cada uma administrada por um vencedor (EUA, Inglaterra, França e Rússia);
·         foi desmilitarizada, “desnazificada” e perdeu todos os territórios conquistados;
·         no tribunal internacional de Nuremberga foram julgados os criminosos de guerra nazis (muitos deles condenados à morte).
 

· Compreender o papel da ONU;

A ONU foi criada em 24 de Outubro de 1945 e como objetivo preservar a paz e resolver de forma pacífica os conflitos entre as nações. Muito embora não tenha conseguido evitar alguns conflitos armados, a ONU tem tido um papel fundamental na luta contra a fome, contra a pobreza, as doenças, o analfabetismo; na defesa do ambiente e no cumprimento dos direitos humanos por todo o Mundo.

Objetivos da ONU:
• manter a paz e segurança mundial, procurando impedir novos conflitos;
• promover a cooperação social, cultural e económica entre todos os povos;
• garantir o direito à autodeterminação de cada povo;
• promover os Direitos Humanos e liberdades fundamentais no Mundo inteiro. Começou, logo, por aprovar em 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.


· Compreender as causas da 1ª Guerra Mundial;
* A concorrência económica: as potências industriais competiam entre si pelo domínio de áreas ricas em matérias-primas e pela posse dos melhores mercados;
* Intensificação dos nacionalismos: elevação dos valores e do passado nacional, o que alimentava o ódio contra as potências rivais;
* Reivindicações nacionalistas: a França exigiu que a Alemanha lhe devolvesse a Alsácia e a Lorena, a Polónia e a Finlândia queriam ser independentes e os vários países da península Balcânica pretendiam libertar-se da Áustria-Hungria e da Turquia.



Causa imediata da guerra:
               O acontecimento que fez espoletar a guerra foi o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Fernando, por um estudante nacionalista sérvio, em Sarajevo, na Bósnia. Este ato fez desencadear as alianças, começando assim a 1.ª Guerra Mundial.



· Saber com acabou a Guerra – Tratado de Versalhes;

O Armistício da 1ª Guerra Mundial deu-se em 1918 e, um ano depois, foi assinado o Tratado de Versalhes, onde ficou estabelecido que a Alemanha:
·      Teve de se assumir como a principal culpada da Guerra;
·      Teve de restituir a Alsácia-Lorena à França;
·      Entregou territórios à Polónia, Dinamarca, e Bélgica;
·      Perdeu todas as suas colónias;
·      Foi desmilitarizada, passando e ter apenas uma pequeno exercito defensivo;
·      Teve de pagar pesadas indemnizações aos países vencedores.
 

· Conhecer a implantação da República e os seus antecedentes.
                  Desde finais do séc. XIX que o país atravessava uma grave crise económica, o que por si já causava descontentamento social. Em 1890 um acontecimento proporcionou ainda mais o descrédito da monarquia, o Ultimato Inglês. Em 1907, a situação da republicada estava ainda mais frágil por causa da ditadura de João Franco e em 1908, deu-se o acontecimento fundamental para a implantação da República, o Regicídio.
A revolução republicana deu-se em Lisboa, no dia 5 de Outubro de 1910.

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