Proposta de correção dos questíonários do manual acerca da Revolução Soviética, das tentativas da Frente Popular e Guerra civil Espanhola.
Pág. 107
(docs. 1 a 3)
a)
Quem liderou a Revolução bolchevique (doc. 1)?
A revolução de Outubro, bolchevique, foi
liderada por Lenine e Trotsky.
b)
Que medidas foram tomadas pelo Governo bolchevique (doc. 1)?
Lenine pôs em prática as seguintes
medidas:
•
assinatura do tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, em 1918, que retirou a
Rússia da guerra;
•
nacionalização da economia, com a abolição da propriedade privada, nacionalização
da indústria e do sector bancário e redução do comércio livre;
•
instauração do partido único e da censura;
•
criação do Exército Vermelho e da polícia política.
c)
A que se deve a adoção da NEP (doc. 2)?
As
más colheitas levaram Lenine a um “recuo estratégico” – a NEP – que permitia
uma certa liberdade de comércio e a formação profissional por técnicos
estrangeiros, mas por um certo período de tempo, até que a crise económica e de
subsistência fosse resolvida.
d)
Como caracterizas a NEP (doc. 2)?
A NEP (Nova Política Económica), implementada
por Lenine no fim da guerra civil, com a economia russa despedaçada, autorizou,
embora provisoriamente, a existência de iniciativa privada e a liberalização da
economia, apesar de o Estado continuar a controlar os principais sectores da
economia.
e) Que motivos explicam a fundação da URSS (doc. 3)?
Em 1922, várias regiões do antigo
Império Russo uniram-se numa federação de Estados denominada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(URSS), estabelecendo a igualdade entre os estados, alguma autonomia e o
respeito pela identidade regional.
(doc. 4)
a) Que regiões constituíam a URSS no momento da sua fundação? E na
década de 1930?
A federação
Russa foi constituída, no ano da sua fundação, pela Bielorrússia, a Ucrânia e a
Rússia, tendo-se-lhes juntado as seguintes repúblicas: Estónia, Letónia,
Lituânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão,
Quirguizistão e Tajiquistão.
“Eu vi matá-los”,
“quando foi fuzilado, de pé”.
Pág. 109
(doc. 1 e 2)
a) De que se queixavam os
camponeses? Porque razões resistiam à coletivização agrícola (doc. 1)?
Os
camponeses pediam para os não obrigarem a deixar as suas casas e propriedades,
pois não queriam aderir a um kolkhoze, onde, segundo eles, seriam condenados a
uma escravidão eterna.
b) O que era um kolkhoze (doc.
1)?
Kolkhozes
eram cooperativas agrícolas constituídas pelas terras retiradas aos antigos
proprietários e geridas por sovietes de camponeses, supervisionadas pelo
Estado.
c) Quem observas na imagem B do
doc. 1? Para onde se dirigiam?
Na
imagem B observam-se camponeses soviéticos a dirigirem-se para o trabalho num kolkhoze.
d) Que efeitos resultaram da
co1ectivização e dos planos quinquenais na economia soviética (docs. 1A e 2)?
Porquê?
A
coletivização dos meios de produção (terras, minas, fábricas, bancos e meios de
transporte são nacionalizados, passando a pertencer ao Estado) e os planos
quinquenais (planos elaborados pelo Estado que estipulavam os níveis de produção
a alcançar pelos diferentes setores da economia no prazo de cinco anos) fizeram
da União Soviética uma grande potência industrial e militar.
e) Quais eram os objetivos de
Estaline ao planificar a economia (doc. 2)?
Estaline
pretendia, através dos planos quinquenais, tornar a URSS uma grande potência económica
e militar, exibindo prosperidade, enquanto a maior parte da população soviética
vivia na pobreza total e em sofrimento.
(doc. 3)
a) Por que será que Estaline
recorreu à repressão?
Estaline
recorreu à repressão de forma a eliminar todos os rivais políticos e os que se
opunham ao seu regime.
b) Quem seriam os “antissoviéticos”?
Qual era a finalidade de Estaline ao mandar prendê-los e fuzilá-los?
Os
antissoviéticos seriam os antigos kulaks, regressados da deportação na Sibéria
e no Grande Norte. Ao mandar prendê-los e executá-los, Estaline pretendia acabar
com toda e qualquer oposição ao seu regime.
Pág. 111
(doc. 1)
a) Quais eram os objetivos do
programa eleitoral da Frente Popular?
Os objetivos do programa eleitoral da
Frente Popular eram “recuperar a esperança”, “lutar contra a miséria”, “voltar criar
emprego, aumentar a riqueza, o rendimento, o consumo, enfim, os salários.
b) O que pretendia sugerir o
cartaz do doc. 1?
O
Cartaz procurava alertar para os perigos da expansão do comunismo na Europa.
(docs. 2 e 3)
a)
Que expressões do documento escrito apresentam atos de violência?
Expressões
que representam atos de violência:
“Mataram-nos a ambos”, “Eu vi matá-los”,
“quando foi fuzilado, de pé”.
b)
Qual será, na tua opinião, o motivo de tanta violência?
Toda
esta violência era motivada pelo facto de terem ideias políticas contrárias: os
nacionalistas ou fascistas não aceitavam que se defendesse uma república
democrática.
c)
Descreve a cena representada na pintura.
A pintura – “Guernica”, de Pablo
Picasso” – representa a tristemente célebre cidade de Guernica, no País Basco
espanhol, cruelmente bombardeada e arrasada pela “aviação condor” alemã.
d)
Como relacionas o doc. 3 com o doc. 2?
Tanto
o documento 2, como o 3 revelam a violência da guerra civil espanhola – o texto
fala da perseguição e assassinato feitos pelos nacionalistas aos republicanos e
a imagem mostra toda a destruição provocada pelos nazis, que apoiavam os
nacionalistas, matando quaisquer opositores à sua política repressiva e
totalitária.
e)
Que sentimentos ou sensações te desperta a pintura?
A
pintura desperta sentimentos de medo, dor, desespero e revolta.
Sem comentários:
Enviar um comentário