quarta-feira, 7 de março de 2012

Proposta de correção dos questíonários do manual acerca da Revolução Soviética, das tentativas da Frente Popular e Guerra civil Espanhola.


Pág. 107

 (docs. 1 a 3)

a)    Quem liderou a Revolução bolchevique (doc. 1)?
A revolução de Outubro, bolchevique, foi liderada por Lenine e Trotsky.
b)    Que medidas foram tomadas pelo Governo bolchevique (doc. 1)?
Lenine pôs em prática as seguintes medidas:
• assinatura do tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, em 1918, que retirou a Rússia da guerra;
• nacionalização da economia, com a abolição da propriedade privada, nacionalização da indústria e do sector bancário e redução do comércio livre;
• instauração do partido único e da censura;
• criação do Exército Vermelho e da polícia política.
c)    A que se deve a adoção da NEP (doc. 2)?
     As más colheitas levaram Lenine a um “recuo estratégico” – a NEP – que permitia uma certa liberdade de comércio e a formação profissional por técnicos estrangeiros, mas por um certo período de tempo, até que a crise económica e de subsistência fosse resolvida.
d)    Como caracterizas a NEP (doc. 2)?
A NEP (Nova Política Económica), implementada por Lenine no fim da guerra civil, com a economia russa despedaçada, autorizou, embora provisoriamente, a existência de iniciativa privada e a liberalização da economia, apesar de o Estado continuar a controlar os principais sectores da economia.
e) Que motivos explicam a fundação da URSS (doc. 3)?
     Em 1922, várias regiões do antigo Império Russo uniram-se numa federação de Estados denominada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecendo a igualdade entre os estados, alguma autonomia e o respeito pela identidade regional.

 (doc. 4)
a) Que regiões constituíam a URSS no momento da sua fundação? E na década de 1930?
   A federação Russa foi constituída, no ano da sua fundação, pela Bielorrússia, a Ucrânia e a Rússia, tendo-se-lhes juntado as seguintes repúblicas: Estónia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguizistão e Tajiquistão.




Pág. 109

(doc. 1 e 2)
a)  De que se queixavam os camponeses? Porque razões resistiam à coletivização agrícola (doc. 1)?
Os camponeses pediam para os não obrigarem a deixar as suas casas e propriedades, pois não queriam aderir a um kolkhoze, onde, segundo eles, seriam condenados a uma escravidão eterna.

b)  O que era um kolkhoze (doc. 1)?
Kolkhozes eram cooperativas agrícolas constituídas pelas terras retiradas aos antigos proprietários e geridas por sovietes de camponeses, supervisionadas pelo Estado.

c)  Quem observas na imagem B do doc. 1? Para onde se dirigiam?
Na imagem B observam-se camponeses soviéticos a dirigirem-se para o trabalho num kolkhoze.

d)  Que efeitos resultaram da co1ectivização e dos planos quinquenais na economia soviética (docs. 1A e 2)? Porquê?
A coletivização dos meios de produção (terras, minas, fábricas, bancos e meios de transporte são nacionalizados, passando a pertencer ao Estado) e os planos quinquenais (planos elaborados pelo Estado que estipulavam os níveis de produção a alcançar pelos diferentes setores da economia no prazo de cinco anos) fizeram da União Soviética uma grande potência industrial e militar.

e)  Quais eram os objetivos de Estaline ao planificar a economia (doc. 2)?
Estaline pretendia, através dos planos quinquenais, tornar a URSS uma grande potência económica e militar, exibindo prosperidade, enquanto a maior parte da população soviética vivia na pobreza total e em sofrimento.



(doc. 3)
a)  Por que será que Estaline recorreu à repressão?
Estaline recorreu à repressão de forma a eliminar todos os rivais políticos e os que se opunham ao seu regime.

b)  Quem seriam os “antissoviéticos”? Qual era a finalidade de Estaline ao mandar prendê-los e fuzilá-los?
Os antissoviéticos seriam os antigos kulaks, regressados da deportação na Sibéria e no Grande Norte. Ao mandar prendê-los e executá-los, Estaline pretendia acabar com toda e qualquer oposição ao seu regime.




Pág. 111
 (doc. 1)
a)    Quais eram os objetivos do programa eleitoral da Frente Popular?
         Os objetivos do programa eleitoral da Frente Popular eram “recuperar a esperança”, “lutar contra a miséria”, “voltar criar emprego, aumentar a riqueza, o rendimento, o consumo, enfim, os salários.

b)   O que pretendia sugerir o cartaz do doc. 1?
          O Cartaz procurava alertar para os perigos da expansão do comunismo na Europa.



 (docs. 2 e 3)
a)    Que expressões do documento escrito apresentam atos de violência?
          Expressões que representam atos de violência:
“Mataram-nos a ambos”,
“Eu vi matá-los”,
“quando foi fuzilado, de pé”.

b)    Qual será, na tua opinião, o motivo de tanta violência?
          Toda esta violência era motivada pelo facto de terem ideias políticas contrárias: os nacionalistas ou fascistas não aceitavam que se defendesse uma república democrática.

c)    Descreve a cena representada na pintura.
          A pintura – “Guernica”, de Pablo Picasso” – representa a tristemente célebre cidade de Guernica, no País Basco espanhol, cruelmente bombardeada e arrasada pela “aviação condor” alemã.

d)    Como relacionas o doc. 3 com o doc. 2?
          Tanto o documento 2, como o 3 revelam a violência da guerra civil espanhola – o texto fala da perseguição e assassinato feitos pelos nacionalistas aos republicanos e a imagem mostra toda a destruição provocada pelos nazis, que apoiavam os nacionalistas, matando quaisquer opositores à sua política repressiva e totalitária.

e)    Que sentimentos ou sensações te desperta a pintura?
          A pintura desperta sentimentos de medo, dor, desespero e revolta.

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