A publicação da Bula das indulgências, em 1517, pelo Papa Leão Χ, agravou a crise religiosa que se arrastava desde o século ΧΙѴ. A “ venda das indulgências ” (perdão de todos os pecados a troco de esmola para as obras da Basílica de S. Pedro) provocou uma reacção de protesto contra esta prática. Martinho Lutero, um monge Alemão, escreveu o manifesto "As 95 Teses Contra as indulgências", no qual criticava esta atitude da Igreja Católica. Ele negava o valor das indulgências para a salvação do ser humano e contestava a autoridade do Papa. O Papa reagiu excomungando Lutero. No entanto, este recebeu o apoio da nobreza alemã e do príncipe Frederico da Saxónia, o que evitou que fosse condenado à fogueira.
Dava-se, assim, início à Reforma (movimento de contestação à Igreja Católica) e ao nascimento do Protestantismo, tendo daí resultado a fundação das primeiras Igrejas Protestantes.
Lutero traduziu a Bíblia para alemão com o objectivo de que todos a pudessem ler e interpretar livremente, uma vez que o latim não era acessível ao conhecimento da maioria. Também estabeleceu os principais de uma nova forma de viver o Cristianismo, o Luteranismo.
Trabalho realizado por João Miranda nº 19 8.3
Sem comentários:
Enviar um comentário