A Reforma Católica
A Reforma Católica é um movimento de renovação interna da Igreja Católica, que se caracteriza por um aprofundamento da fé e por um incremento das práticas religiosas. A Reforma Católica é um aperfeiçoamento, uma purificação da Igreja Católica, que procurou assim responder às severas críticas que lhe eram feitas.
A Contra-Reforma
A Contra-Reforma é um movimento de reacção da Igreja Católica contra a Reforma Protestante, recorrendo, por vezes, a acções de força e violência. Os principais instrumentos da Contra-Reforma foram a Inquisição, o Índex e a Companhia de Jesus. O Concílio de Trento definiu vários pontos da doutrina católica contrários ao Protestantismo. O conflito entre católicos e protestantes deu origem a múltiplas guerras, conflitos, perseguições e massacres.
O Concílio de Trento
Um concílio é uma reunião de altos dignitários da Igreja, tais como bispos e cardeais. O Concílio de Trento reuniu na cidade com o mesmo nome, situada no Norte da Itália, durante 18 anos, entre 1545 e 1563. Foi um dos concílios mais importantes da história da Igreja. Nele ficaram
definidos os dogmas (verdades inquestionáveis) da Igreja Católica.
Podemos dividir as decisões do Concílio de Trento em dois grupos:
Decisões doutrinárias:
* Reafirmou a autoridade do Papa;
* Manteve os sete sacramentos;
* Reforçou o culto dos Santos e da Virgem;
* Conservou o papel das boas obras na salvação (a fé sem boas obras é vazia).
* Opôs-se à comunhão em duas espécies (pão e vinho) e afirmou a presença real de Cristo na Eucaristia.
Decisões disciplinares:
* Obrigação de padres e bispos residirem nas suas paróquias e dioceses, respectivamente;
* Proibição de acumular benefícios;
* Proibição da ordenação sacerdotal antes dos 25 anos;
* Obrigatoriedade do celibato eclesiástico;
* Criação de seminários em todas as dioceses.
A Reforma da Igreja Católica apoiou-se também na Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa, vocacionada para o ensino e para a pregação, constituída por padres cultos, instruídos e discilinados, que muito fez na evangelização dos indígenas das colónias e na recuperação de fieis antes convertidos ao Protestantismo.
Meios repressivos de que a Igreja Católica se serviu:
O Índex:
Era uma lista dos livros proibidos por atentarem contra a fé, contra os bons costumes ou contra a ordem política e social.
A Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício:
Era um tribunal da Igreja que punia várias práticas contra a Igreja, contra a fé e contra os bons costumes. As penas poderiam ser de penitência, de confisco de bens, de excomunhão ou mesmo de morte. No processo judicial podia recorrer-se à tortura.